Semana da Leitura do PNL passa pelo Agrupamento de Escolas Conde de Ourém


No dia 2 de abril, o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém (AECO) recebeu a visita da equipa do Plano Nacional de Leitura (PNL), no âmbito da comemoração da Semana da Leitura Nacional. Ourém foi um dos concelhos escolhidos, uma vez que o AECO é uma das 15 escolas piloto com implementação do Plano de Ação para a Leitura.
A Comissária do PNL, Regina Duarte, fez-se acompanhar da subcomissária, Andreia Brites, e da Natália Ricardo, da Mónica Rebocho, da Elisabete Soalheiro e do Guilherme Miranda, que começaram esta visita no Centro Escolar de Atouguia. A Coordenadora da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, também esteve presente, com a Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas, Lucília Santos. A equipa da Biblioteca Municipal de Ourém, parceira local, foi representada pelas bibliotecárias Cármen Zita Ferreira e Carla Bettencourt. O Município de Ourém fez-se representar na pessoa da Sra. Vereadora da Educação, Micaela Durão.
A comitiva foi recebida pelo Diretor do AECO, Diogo Alves, e pelas professoras bibliotecárias, Alexandra Santos, e Isabel Sousa. Tiveram oportunidade de assistir à turma do 2º ano que leu aos meninos do pré-escolar a história “O ratinho marinheiro”, de Luísa Ducla Soares. Depois, os alunos do pré-escolar regressaram à sua sala, onde fizeram uma atividade de consciência fonológica relacionada com a história. Os pequeninos estiveram à altura e mostraram que conseguem contar sílabas, com a ajuda de palmas. Seguidamente, a atividade passou para o exterior, no bosque, onde a turma do 4º ano fez uma caça ao tesouro, seguindo pistas para encontrar personagens que mais tarde usaram para criar uma história.
Depois de um simpático lanche preparado pela equipa do CE de Atouguia, a comitiva marchou rumo à escola sede, onde foram recebidos por um grupo de alunos que declamou poesia numa das ilhas de leitura que existe no recinto escolar. Seguiram para uma sala de aula de Matemática, do 5º ano, onde estavam a decorrer os “10 minutos a ler”. O PNL observou in-loco as escolhas dos pequenos leitores e houve um momento agradável de troca de ideias, durante o qual os alunos falaram sobre as suas preferências literárias. Seguiu-se um momento cultural na biblioteca escolar, em que houve lugar a declamação de poesia, acompanhada de uma canção e de dança. Alguns alunos deram o seu testemunho sobre as leituras que privilegiam, bem como as ações do PAL nas quais têm colaborado, tendo como objetivo a promoção da leitura: o Clube Fora de Páginas (tiktok); o Sarau de Poesia; as Jornadas Luuandando; o encontro com escritores; a Semana da Leitura e o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, entre outras. Foi ainda projetado um vídeo da autoria do Clube de Comunicação do AECO, em colaboração com a Rádio Conde, no qual foram recolhidos testemunhos de alunos e professores sobre o PAL no AECO.
A manhã terminou da melhor forma, com um agradável almoço no refeitório da escola. Tratou-se de um dia em que os alunos estiveram no centro das atenções, provando que a leitura está na moda e mobiliza crianças e jovens, quando devidamente sensibilizados. O PAL está sem dúvida a transformar o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e muito se deve ao empenho de todos os agentes educativos, bem como dos parceiros que neste dia nos honraram com a sua presença.