No âmbito do Plano Nacional das Artes, da Biblioteca e das disciplinas de Educação Visual, Francês, Português e História, comemorou-se o Dia Internacional dos Museus.
Este dia é celebrado no dia 18 de maio, desde 1977. O nosso objetivo era incentivar os alunos a desfrutarem da arte na nossa escola.
Assim, no dia 20 de maio e ao longo de toda a semana, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a exposição onde encontraram diversos quadros de pintores universais que se destacaram no decorrer da nossa história. Indubitavelmente, mestres da pintura como Salvador Dalí, Frida Kahlo, Picasso, Claude Monet, Van Gohg, Leonard de Vinci, Henry Matisse, Alessandro Boticelli, entre muitos outros, enriqueceram a experiência humana ao dar vida às suas visões artísticas.
As molduras dos quadros foram criação dos nossos alunos. Para além disso, os alunos de 9.º ano foram desafiados a recriar, à sua maneira, obras de arte desses mesmos pintores e o resultado foi surpreendente.
De salientar ainda que, na Biblioteca, as turmas tiveram a oportunidade de preencher um formulário em francês sobre os quadros em exposição. Já em português e para os amantes de enigmas, havia desafios para adivinhar o nome do pintor e da obra.
E como “Os museus são lugares de descoberta e têm o poder de transformar o mundo à nossa volta”, pois mostram-nos o passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, não podíamos deixar de “levar os museus para a escola”. Como? Com um simples código QR e à distância de um clic, os alunos eram levados para museus virtuais como o Museu de Dalí, o Museu de Anne Frank, o Museu do dinheiro, entre outros.
Respirou-se Arte e esperamos ter conseguido sensibilizar muitos alunos para a importância dos museus, estimulando a curiosidade e a busca do conhecimento.