Ainda em período de ensino à distância, às turmas do 2.º ano foi proposta a realização de uma experiência sobre a germinação, onde cada aluno foi convidado a plantar as suas sementes (o que tinha disponível em casa) em vaso, meia de vidro, caixa de ovos ou outra base disponível com terra ou serradura. Já em aulas presenciais, a turma CCA2B, deu continuidade ao tema das plantas iniciado nas semanas anteriores e fez um trabalho conjunto sobre a primavera e tudo a que a ela está associado, em diferentes áreas curriculares (DAC). Conseguimos, assim, associar aprendizagens nas diferentes áreas curriculares!
Assim, foi possível não só trabalhar o tema
da primavera, como também associar as plantas e a germinação, temas que estão,
necessariamente, ligados. Com a atividade experimental, pretendia-se que as
crianças percebessem as fases de crescimento da planta, bem como a importância
da humidade e da luz na germinação. No estudo do meio trabalhamos as partes das
plantas, o seu crescimento, a sua imagem na primavera, as características da
estação, o tempo que faz, as roupas, entre outras características da estação.
Na área de português foi possível construir textos acerca da Primavera,
associar adjetivos à primavera e ouvir e ler histórias sobre a estação do ano.
Para completar, realizamos um placard sobre a primavera e cantamos e brincamos
com a Primavera, dentro e fora da sala de aula, até com lembranças acerca de
festividades desta estação, como o Dia do Pai (íman) e a Páscoa (cesta/ninho).
