
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) insiste para que os países, empresas e comunidades reduzam a emissão dos gases com efeito de estufa e para que se faça uma reflexão séria sobre causas e efeitos e sobre as respostas que as sociedades deverão adoptar para inverter o processo de degradação do planeta.
É evidente que essa tarefa não pertence só aos governos... todos nós podemos e devemos fazer parte da solução, consumindo menos energia e fazendo opções mais ecológicas no nosso quotidiano.
A decisão de comemorar o Dia Mundial do Ambiente foi tomada em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para assinalar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Assim, anualmente, no dia 5 de Junho, as Nações Unidas alertam-nos para uma maior consciência ambiental e promovem junto dos governantes a adopção de políticas adequadas, dada a ameaça diária e constante ao planeta azul.
No nosso país, promove-se hoje uma séria reflexão sobre os sacos de plástico. É necessário deixar progressivamente de os utilizar porque são uma das maiores ameaças à vida no planeta. Todos os dias são distribuídos nas grandes superfícies comerciais, GRATUITAMENTE, o que faz com que a maioria dos consumidores utilizem muito mais sacos do que precisam para transportar as suas compras. Isto provoca um grave problema ambiental: é que, em média, os sacos de plástico demoram centenas de anos a decompor-se.
Lembra-te que a preservação do ambiente começa em casa e por cada um de nós: é urgente alterar atitudes e incentivar os outros a que as alterem também.
Já viste a "Montra de Efemérides"?... Não percas! O 5.º E preparou-nos um painel muito bonito e os pequeninos do 1.º Ciclo também contribuíram!!!

Poeta, dramaturgo, músico, Lorca é conhecido e admirado em todo o mundo. Foi um dos elementos da famosa «Geração de 27», juntamente com Salvador Dalí, Luis Buñuel, Pablo Neruda, Rafael Alberti, entre outros.
Para conheceres a sua biografia e um pouco da sua obra poética clica aqui.
