No âmbito da articulação entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de História, os alunos do 9.º ano participaram, recentemente, numa atividade de sensibilização e reflexão sobre o Holocausto, dinamizada pela professora bibliotecária Alexandra Santos.
A sessão teve início com a leitura do livro A História de Erika, de Ruth Vander Zee, uma obra profundamente comovente que narra o testemunho de uma sobrevivente do Holocausto. A leitura foi acompanhada pela banda sonora do filme A Lista de Schindler, criando um ambiente de introspeção e respeito pelo tema.
Seguiu-se uma conversa orientada com os alunos, onde se refletiu sobre a importância da memória histórica, dos direitos humanos e da empatia face ao sofrimento das vítimas do regime nazi. As turmas demonstraram grande sensibilidade e envolvimento, partilhando emoções e opiniões de forma consciente e respeitosa.
A atividade continuou com a apresentação de uma seleção de livros e filmes disponíveis na Biblioteca Escolar, todos centrados na temática do Holocausto, como O Diário de Anne Frank, O Rapaz do Pijama às Riscas, O rapaz do caixote de madeira, entre outros. Os alunos foram convidados a ler as sinopses dos livros e alguns partilharam mesmo a sua opinião sobre alguns dos títulos que já tinham lido. Esta mostra teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para a leitura e para a investigação autónoma sobre este momento trágico da História.
Com esta iniciativa, a Biblioteca Escolar reafirma o seu papel como espaço de formação crítica, cidadania e apoio ao currículo, contribuindo para a construção de uma consciência histórica e ética nos jovens alunos.