Miúdos a Votos no Centro Escolar da Caridade


Os alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar da Caridade, participaram de forma muito ativa no Projeto “Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes?”, promovido pela revista Visão Júnior em colaboração, com o PNL. 
A maioria dos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade participou na 1ª fase do concurso “Miúdos a Votos”, preenchendo o formulário onde propuseram a candidato o seu livro preferido. Foi com enorme entusiasmo que verificaram que alguns dos livros por si propostos constavam na lista dos vinte livros candidatos ao concurso. 
Os livros candidatos foram dados a conhecer a todas as turmas e disponibilizada a maioria dos exemplares, uns existentes nas Bibliotecas Escolares e outros emprestados pelos docentes. 
Após a reflexão e tomada de decisões, as turmas organizaram a campanha eleitoral de forma muito empenhada e diversificada.

Na última semana da campanha o entusiasmo foi evidente, os vários grupos divulgaram, e defenderam o seu livro preferido apelando ao voto através de cartazes, marcadores de livros, arruadas e dramatização das histórias: “O lápis Mágico da Malala”, de Malala Yousafzai e “O Cuquedo”, de Clara Cunha .
Os alunos tiveram também oportunidade de visualizar o filme “DEMOCRACIA… é no bosque” (do Salta Letrinhas); refletir de forma colaborativa; descobrir como funciona a democracia e, apropriar-se dos conceitos inerentes a um processo eleitoral.
No dia das eleições, (11 de março), a Biblioteca Escolar foi palco de uma verdadeira e comprometida cidadania, onde os pequenos cidadãos participaram com entusiamo!... Abstenções!? Só os poucos que faltaram à escola neste dia!

Neste Centro Escolar, dezasseis livros, dos vinte candidatos obtiveram votação, sendo que os mais votados foram: 1º- “O lápis Mágico da Malala”, de Malala Yousafzai; 2º- “O Cuquedo”, de Clara Cunha; 3º- “A girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa. 
Parabéns a todos os alunos/leitores pelo envolvimento, empenho e responsabilidade que dedicaram a todo este processo de aprendizagens ativas!