"A que Sabe a Lua?" de Michael Grejniec no CE de Ourém Nascente


Quem não se deixa envolver num mundo de magia e fica maravilhado ao ouvir uma história de sonho? São momentos que nos fazem felizes! Levam-nos pelo mundo da fantasia… que parece sempre distante para os adultos, mas fica a um pequeno passo de qualquer criança, ou mesmo adulto, desde que se queira deixar ir… foi o que aconteceu no Centro Escolar de Ourém Nascente, com os cenários e as vozes adequadas.

“A que sabe a lua?”  Pura curiosidade, com resposta simples, depois de se provar!... e como provar? É a resposta a esta questão que nos leva por um caminho de cooperação, amizade e solidariedade, entre personagens pouco prováveis, a quem bastou um objetivo comum para efetuarem uma viagem de sonho, em que cada um deu o máximo de si para o objetivo comum, sentindo-se feliz e realizado à medida dos seus próprios sonhos. Nós, que embarcámos na viagem, chegámos ao fim de sorriso no rosto, com a calma e a serenidade de quem está feliz e a comentar: “quando nos unimos conseguimos mais facilmente alcançar os nossos objetivos”.

A biblioteca escolar é um lugar de aprendizagem por excelência, que pode ser realizada de diversas formas. Os meninos do Jardim de infância quando entram nas nossas bibliotecas sentem um grande fascínio pelos computadores… desta vez usaram-nos para fazer algo que é muito normal e frequente na sala de atividades, mas pouco provável na biblioteca escolar - fizeram pintura!!! Descobriram que “há muito tempo” houve um pintor famoso (Jackson Pollock) que fez quadros sem usar pincel (técnica de gotejamento).

Experimentaram esta técnica e gostaram muito, até estiveram a ajudar o coelhinho da páscoa a decorar ovos, para encher o seu cesto, para a distribuição desta páscoa. Deixaram-nos um belo ovo de páscoa, feito por um dos grupos que participou na atividade.