Tânia Bailão Lopes encanta as crianças dos CE de Santa Teresa, Misericórdias, Ourém Nascente e Caridade


O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém escolheu celebrar a Semana da Leitura entre os dias 8 e 22 de março de 2022.

Cada biblioteca, cada turma, cada docente e, sobretudo, cada aluno aproveitam este período para dar largas à sua imaginação e realizar/participar em iniciativas que envolvam a leitura e o gosto pela mesma.

Assim a autora e ilustradora, Tânia Bailão Lopes, visitou os CE de Santa Teresa, Misericórdias, Ourém Nascente e Caridade, onde os alunos tiveram o privilégio de ouvir uma história intitulada “A traça e a Borboleta”, contada pela sua autora, que a todos deslumbrou quando apresentou os originais das ilustrações da história que acabava de contar. 

Os alunos puderam ver um vídeo de apresentação da escritora elaborado pela professora bibliotecária.

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Centro Escolar de Ourém Nascente puderam ouvir “Piu e o Planeta”, que aborda questões ambientais e de sustentabilidade. Com o Piu, e através das palavras da escritora, viajaram por vários lugares do planeta onde o ser humano não tem sabido respeitar o que o rodeia. Viram como a ilustradora reutiliza materiais para fazer belas ilustrações e aprenderam como podem fazê-lo.

Acreditamos que, depois destas sessões, este meninos estão mais despertos para aproveitar tudo o que a leitura lhes pode proporcionar de BOM, tanto hoje, como ao longo da vida.


Ecos do CE de Ourém Nascente


No dia 8 de março decorreu, no Centro Escolar Ourém Nascente, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura 2022, uma sessão com a escritora e ilustradora Tânia Bailão Lopes. A autora apresentou algumas das suas obras e trabalhos de ilustração, de forma dinâmica e lúdica, que muito cativaram os alunos e também os professores presentes.

Os alunos do terceiro ano prepararam algumas questões, em jeito de pequena entrevista, que tiveram oportunidade de colocar, no final da sessão, à autora que se mostrou muito disponível e interessada, respondendo a todas as suas curiosidades.

Os alunos quiseram esclarecer se a autora preferia escrever ou ilustrar livros e descobriram que, embora fosse uma escolha difícil, a ilustração é a sua atividade preferida. Também questionaram qual a obra que mais gostou de desenvolver, ao qual a autora esclareceu que cada projeto desenvolvido é o seu preferido do momento. Outra questão foi alusiva ao livro “Piu, Caganita”, ao qual os alunos acharam muita graça, tendo-se inclusive questionado se a autora o teria escrito enquanto criança. Em relação a esta questão a autora referiu que criou este projeto, em adulta, com o intuito da inclusão, tendo lançado o livro em multiformato para atender às necessidades de leitura de todas as crianças, para atingir este objetivo.

Foi um tempo de partilha e aprendizagem que muito enriquecedora.

 Lídia Marques