“OS superpoderes da leitura” na EB1/JI de Atouguia Ler sempre e em qualquer lugar

 Ler sempre e em qualquer lugar


Não há uma semana da leitura…há sim muitos momentos de leitura que nos tornam mais inteligentes e fazem o nosso cérebro mais “brilhante”.

Diferenciadas foram as atividades desenvolvidas na nossa escola em vários locais e momentos.

O grupo do pré-escolar, na biblioteca municipal de Ourém “mergulhou” num conto, onde se sentiram as próprias personagens da história, “Vamos à caça ao urso.” Fomos acolhidos pela contadora de histórias Sílvia Rodrigues e mesmo sem sabermos ler, contámos a história com a ajuda dela. Foi espetacular.

Para dar continuação a estes momentos recebemos na nossa escola a escritora Celina Lopes. Ela envolveu-nos nos seus maravilhosos contos infantis, de tal forma que mais parecia estarmos dentro deles. Os livros apresentados na nossa Biblioteca escolar para toda a escola foram: “Mãe fui devolver o mano” e “Mãe, quero um animal de estimação”.

Ao longo da semana vários foram os momentos de partilha entre as várias salas. Os alunos do primeiro ano apresentaram aos seus ex-colegas do pré-escolar, num momento muito emocionante as quadras de um poema. Todos nos apercebemos, que em tão pouco tempo, já aprenderam a ler. Declamaram aos colegas os versos do poema “Se tu visses o que eu vi” de Luísa Ducla Soares. Os versos e as ilustrações foram silenciosamente ouvidos e aplaudidos pelos mais pequenos com muita admiração.

A requisição de livros na biblioteca escolar permite que as crianças possam partilhar os contos escolhidos com a família e ao mesmo tempo ir conhecendo obras de diversos autores. Nesta semana a requisição teve um sentido especial para todos nós, com a professora Albertina pensámos o que era para nós ler…e surgiram frases como: “Ler é fantástico”, “Ler é maravilhoso”, “ler permite-nos viajar sem sair do lugar e dar asas aos nossos sonhos” …

Ler sempre e em qualquer lugar faz o nosso cérebro ficar mais ativo.

Um bem-haja a todos os que contribuíram para momentos tão estimulantes e enriquecedores.

                                                                                                                                              Alunos da EB1/JI Atouguia