Foram 50. Podiam ter sido mais. Ou muitos menos. São 50. 
Ilustrações de reação à Pandemia e  que acompanharam todo o tempo de Estado de Emergência, coisa que muitos de nós nunca tinham experienciado.

Fica o último com um longo trajeto desde o 1º, "Retrato de Família". Qual Alfa e Omega, aqui ficam. Com todas as pedras e calhaus, nem sempre obstáculos, muitas vezes desafios. Ficam dois pesos pesados da Língua Portuguesa: uma alentejana e um brasileiro para ajudar na despedida
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim !

E, olhos postos em ti, digo de rastros :
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ..."


Excerto do Verso "Fanatismo"
Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"

No Meio do Caminho 

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade

Encontramo-nos na próxima pandemia?

Professor Gabriel Lagarto