Jeannette Woitzik


O Mundo Mágico dos Livros


Quando eu era menino, no momento de entrar para a escola primária, a minha mãe disse-me que ali eu aprenderia a guardar as coisas que tinha no pensamento. Fiquei assombrado com aquela expressão, porque não me havia ocorrido que os textos – a língua escrita -, eram iguais à caixa de brinquedos onde conservava as relíquias mais preciosas da minha vida. O texto é uma caixa de brinquedos invisíveis a que nós deitamos mão em todos os instantes.
A importância dos livros tem que ver com isto, com a brincadeira mais séria de todas, a que nos ajuda a pensar e a investir na imaginação, a que nos ajuda a aumentar até o tamanho da caixa que é o pensamento e a guardar nela mais e melhores ideias que nos farão maiores e melhores seres humanos. São várias histórias que, na aventura de descobrir tanta coisa no mundo, nos fazem passar pelos mais diversos sentimentos, da esperança à felicidade, da expectativa até ao medo; porque ter medo, aqui, é também viver a ansiedade das aventuras. Vivemos todas as coisas protegidos, porque se passam no interior do livro, mas vivemos de facto, pelo encanto e beleza da escrita.

Valter Hugo Mãe