Livro do Mês de Abril




O Lado Selvagem
de Jon Krakauer



Sinopse: Em Abril de 1992, Christopher McCandless abandona um futuro promissor, a civilização, e a sua própria identidade, doa os 25 mil dólares que constam do seu saldo bancário e parte em busca de uma experiência genuína que transcenda o materialismo do quotidiano. Fisicamente saudável e ávido leitor, encontrara entretanto sentido para a sua vida nas palavras de escritores como Jack London, Lev Tolstoi e Henry David Thoreau. Rendido ao apelo ancestral e romântico da vastidão selvagem do longínquo Oeste americano, inventa para si mesmo uma nova vida e, sem o saber, dá início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais. E é com o justo sentido da dimensão trágica deste caso verídico que Jon Krakauer o recupera para criar uma narrativa iluminada, que nos cativa pela sua capacidade única de trazer para a página impressa a força indomável de um espírito rebelde e lírico. Um must para todos os viajantes da estrada e da alma. Foi adaptado ao cinema pela mão de Sean Penn, venceu vários prémios, e foi nomeado para os óscares.

Sobre o autor:
Escritor e montanhista Americano, nasceu em Massachusetts em 12 de Abril de 1954. Em 1976 recebe o seu diploma em Estudos Ambientais. Tornou-se um grande admirador de Truman Capote, que influenciou fortemente o seu estilo jornalístico. Em 1983, abandona o trabalho de carpinteiro e pescador para tornar-se escritor. Vive em Seattle, Washington. Alcançou popularidade ao escrever para a revista Outsider, da qual também é editor. Colabora ainda com várias revista entre elas a National Geographic.
Vencedor do prémio do Clube Alpino Americano de literatura sobre montanhismo, foi finalista no Nacional Magazine Award e em 1999 recebeu da American Academy Of Arts And Letters, um prémio pelo conjunto de sua obra jornalística.


Fonte: Diário de Notícias "Nuno Galopim"
Wikipedia