Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Segunda feira, dia 23 de Abril comemora-se o dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a nossa biblioteca vai também dinamizar várias actividades das quais destacamos a seguinte sugestão:

EU ESPERO...








“Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.”
Os autores: David Cali e Serge Bloc


Davide Cali:
É um dos mais originais e aclamados escritores de livros ilustrados para o público infantil e adulto da actualidade. Nasceu em 1972, em Liestal, na Suíça, e vive em Génova. Começou a sua carreira na revistaLinus. Desde 2000 já escreveu vinte livros para crianças tendo já sido premiado, enquanto autor, com o prémio belga Libbylit e o francês SNCF. O seu livro Piano Piano recebeu em 2006 os prémios Switzerland Enfantaisies e o Bologna Ragazzi.Conhecido pela sua versatilidade e criatividade, Cali cria histórias em banda desenhada, peças de teatro, livros para crianças, além de organizar exposições e trabalhar em cenografia. Entre os seus principais títulos estão Mi piece il cioccolato, 2001, Un papa sur mesure, 2004, Juste à ce moment-lá, 2004, Le costume du père Noël, 2005, Due eroi sono troppi,2006 e La vie de chapeau, 2006.Em 2005, conjuntamente com o ilustrador Serge Bloch, ganha o prestigiante prémio francês Baobab, pelo mais inovativo álbum, atribuído ao livro “Eu espero...”. A este mesmo livro foi também atribuído o Honour Book da American Library Association's no Batchelder Award . Os seus livros estão publicados em França, Itália e Austria e traduzidos em 18 países.


Serge Bloch:
Um dos mais brilhantes ilustradores da sua geração, Serge Bloch nasceu em 1956, em Colmar, França. Fez os seus estudos na Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo com Claude Lapointe.Desenha regularmente para a imprensa. O seu trabalho aparece frequentemente no The Washington Post, Wall Street Journal, Chicago Tribune, The New York Times, Los Angeles Times, Boston Globe assim como nas revistas Time e New Yorker.Recentemente recebeu a medalha de ouro da Society of illustrators. Vive em Paris com a sua mulher e filho, no qual se inspirou para criar a banda desenhada do super herói Samsam.

Agora clica aqui: http://static.publico.clix.pt/fotogalerias/letrapequena/euespero.aspx