Semana da Leitura 2012-Para relembrar...

A Semana da Leitura 2012, que se centrou na Cooperação/ Solidariedade, convidou TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO!
Foi precisamente este o mote para uma semana plena de encontros em torno do livro e da leitura na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém que este ano apostou num vasto leque de atividades dentro e fora do espaço escolar.
De 27 de Fevereiro a 02 de Março uma Feira do Livro marcou presença na biblioteca sede que se tornou “SER” vivo e dinâmico, recebendo autores, encarregados de educação, amigos e entidades parceiras, nomeadamente Ourearte, Conservatório de Música de Ourém e Fátima e o Centro de Recuperação Infantil de Ourém. A cobertura deste evento esteve ao encargo da rádio ABC Portugal e do Jornal Notícias de Ourém.
Luísa Ducla Soares marcou o início desta semana. Entre histórias e experiências partilhadas aos alunos do primeiro ciclo das escolas de Seiça e Alburitel, a conhecida autora foi surpreendida com a dramatização da sua versão do conto “A Carochinha e o João Ratão” pela turma do Curso de Educação e Formação De Acompanhante de Crianças, que no decorrer da semana levou a peça também aos jardim-de-infância do agrupamento.
Cristina Carvalho e Pedro Leitão deram vida aos livros e promoveram hábitos de leitura junto dos mais novos. O sociólogo Adelino Antunes foi o convidado do Café com Letras, atividade promovida pela BE em articulação com o Centro Novas Oportunidades e que cativou pais e formandos, pela atualidade e pertinência do tema em debate “De casa à escola, percursos e desafios”. Foi um serão que contou ainda com a participação dos formandos do Curso de Educação e Formação de Serviço de Mesa, que organizaram o buffet. A abertura e encerramento desta atividade foram dinamizados por alunos do Conservatório de música de Ourém e Fátima (orquestra de violas) e pela Ourearte (orquestra de clarinetes).




Horas do Conto foram dinamizadas por pais, ateliês diversos ao encargo de docentes deram mais vida a um espaço onde de facto o livro tem vida, a leitura se vai tornando um hábito e as atividades lúdicas e pedagógicas se sucedem com o objetivo máximo de tornar os alunos em leitores e cidadãos responsáveis e esclarecidos, estreitando ainda os laços de comunicação com encarregados de educação.

Pelas ruas da cidade os amigos da Biblioteca “ Leram pela cidade” e mostravam à comunidade um pouco do que na escola se fazia.
Respeitando e dignificando o tema – a solidariedade e a cooperação – no Agrupamento todos participaram ativamente nesta Semana da Leitura, as dramatizações feitas por alunos complementaram-se com a preciosa colaboração das funcionárias que deram vida a mais um conto original “Sopa de Letras”.
E será assim que continuaremos! A promover o livro e a leitura dentro e fora da nossa biblioteca!