Livro do Mês de Março

Os portugas no Dakar
de
Elisabete Jacinto


Sinopse: "Os Portugas no Dakar" mostra o outro lado do rally, aquele que passa à margem dos interesses jornalísticos e que está muito para além das tabelas classificativas, da magnitude das paisagens e da grandeza do deserto. É o verdadeiro Dakar vivido por dentro, as condições de participação, as aspirações, os anseios de cada piloto, os sentimentos e o desespero de quem conduz a moto até ao limite das suas forças, as façanhas de um modo de vida improvisado diariamente. São as histórias dos pequenos problemas que deixam marcas profundas em quem as vive… cuja superação conduz à vontade irresistível de voltar. São as histórias nunca antes divulgadas, Fruto de uma parceria entre Elisabete Jacinto e Luís Pinto Coelho a banda desenhada "Os Portugas no Dakar" propõem-se imortalizar as participações de todos os portugueses que se aventuraram de moto no maior rali do mundo, o mítico Rally Paris-Dakar.
A ideia de criar esta banda desenhada, surgiu segundo as seguintes palavras da autora:
“No meu primeiro Dakar, um piloto brasileiro chamado Klever, sentou-se à minha minha mesa à hora do jantar e, começou a contar as histórias que tinha vivido com o Pedro Amado no Dakar- Cabo em 1992. A certa altura todos os que estavam por perto choravam a rir." O meu Dakar, nesse ano, revelou-se uma verdadeira caricatura e, no final, decidi que havia de fazer um livro de BD para contar as histórias... as tais que ninguém sabe! Essa ideia andou a dançar na minha cabeça durante 4 anos e, no Dakar de 2001, numa das últimas etapas, decidi levar a cabo o projeto.”

Sobre a autora: Elisabete Jacinto nasceu no Montijo no dia 8 de Junho de 1964 é uma piloto portuguesa de todo-terreno, com várias participações do ”Dakar”, entre 1998 e 2001 na categoria de motos, e, desde 2003 na categoria de camiões. É professora de Geografia, autora de manuais escolares e co-autora da BD “Os Portugas no Dakar”.Participou na edição deste ano da Africa Eco Race onde conquistou um lugar no pódio. Aos comandos de um camião MAN, a piloto portuguesa terminou a competição no 2º lugar da categoria de camiões e o 4º lugar na classificação geral, que junta automóveis e camiões. Além disso, Elisabete Jacinto voltou de África com um feito inédito: tornou-se a primeira mulher a vencer a etapa de uma prova de ráli raid em camião.
Fontes:http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=2489&ic=5793&o=3547&f=5793