Encontro com Jorge Ribeiro

Dia 22 de Outubro
Encontro com o escritor e jornalista Jorge Ribeiro
Vem conhecer esta personalidade e ouvir o que tem para nos transmitir sobre a Primeira República...






Jorge Ribeiro nasceu no Porto em 1949. Jornalista e escritor, começou a escrever no semanário "Actualidades", no "Norte Desportivo", e a fazer rádio nos Emissores do Norte Reunidos (1969).
Antes de tirar a especialidade de Fotografia e Cinema, cumpriu o serviço militar. Foi mobilizado para Moçambique, como repórter de guerra. Regressou a 24 de Abril de 1974. Nos meses seguintes fez parte da equipa de Manuel Alegre na Emissora Nacional e ingressou a equipa do jornal "O Primeiro de Janeiro". Integrou o colectivo que protagonizou no Porto o "caso da Rádio Renascença". Estudou jornalismo em Paris e em Praga. Estagiou em agências na EFE, em Madrid, e diários no Izvestia, em Moscovo. Em 1978 foi trabalhar para o "JN", onde foi chefe de redacção. Foi presidente do TEP, fundador do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e secretário-geral da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
É no contexto da guerra colonial que surge a história: S. João Batista d’Ajudá — o primeiro romance na Arte das Letras. Escreveu ainda Capital Mueda; Marcas da Guerra Colonial e Lá longe onde o sol castiga mais.

Andreia Freitas