Verão - Sugestões de leitura

Para os alunos chegaram as tão esperadas férias, por isso o tempo é de descanso e, claro, de leituras.

Para este Verão a Rita Silva do 6ºA propõe a leitura do livro Diário de Beatriz de Maria Dinis Mineiro e a Catarina Reis do 6ºB aconselha A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez.


Quem escreveu este livro foi uma rapariga chamada Maria Dinis Mineiro, que tem 17 anos e frequenta o 12º ano.

Este livro conta a história de uma rapariga chamada Beatriz, que tem uma melhor amiga chamada Clara. Beatriz é uma rapariga que usa aparelho e óculos, vive com o pai, porque os pais se divorciaram. A mãe dela é namorada de um inglês e o pai começa a gostar da Marta. A Marta é simpática e prova a comida de várias empresas. A certa altura, a mãe de Beatriz deixa o inglês e vai trabalhar para a Covilhã, levando a irmã de Beatriz com ela. Por esta altura, Beatriz já conhecia Rodrigo um rapaz lindo, que passa a ser um melhor amigo. No dia dos anos do pai da Beatriz, ele convida a Marta e os seus filhos para irem viver lá para casa (sem a Bia saber). Eles aceitam o convite e instalam-se em casa da Beatriz. Ela não gosta nada da ideia, mas passado algum tempo começa a mudar de ideias em relação à Marta e aos filhos dela, a Rita e o Hugo.

Esta história é uma das minhas preferidas por ser uma história interessante, que tem emoção, diversão e aventura.

Diário de Beatriz
Autora: Mineiro, Maria Dinis
Editora: Editorial Presença





O meu livro preferido é a A Lua de Joana, cuja autora é Maria Teresa Maia Gonzalez.
Neste livro, conta-se a história da vida de uma rapariga, mas num modo diferente: em cartas. A Joana escreve cartas para a sua “melhor amiga”, mas essa amiga já não estava “entre eles”, e a vida de Joana vai ficando muito diferente ao longo da história. Ela perde a Marta (a sua “melhor amiga”) e perde outra pessoa muito importante, a única pessoa que se preocupava com ela na sua casa. Ela ficou também muito diferente fisicamente e psicologicamente. Depois, arranja (numas férias) um amigo fiel, mas que não fala, porque é um cão.
Agora, estou a ler Os Herdeiros da Lua de Joana que vai contar o resto da história.

Eu gosto muito deste livro porque é um pouco emocional, triste e muito realista, porque aquela história pode acontecer na vida real.

Eu aconselho todos os meus amigos a lerem-no porque apesar de ser muito grande é muito bonito.

A Lua de Joana
Autora: Gonzalez, Maria Teresa Maia
Editora: Verbo


Boas férias com muitas leituras!