Semana da leitura: Mário Zambujal

A nossa escola vai, mais uma vez, celebrar a leitura, de um a cinco de Março. À semelhança de anos anteriores, o Departamento de Línguas e a equipa da Biblioteca Escolar uniram-se na intenção de proporcionarem uma semana repleta de interessantes actividades, com destaque para a presença do jornalista e escritor Mário Zambujal que muito nos honrará com a sua visita no próximo dia dois de Março.

Mário Zambujal nasceu em Moura, Alentejo, em Março de 1936 e iniciou a sua actividade nos jornais, ainda adolescente, no semanário satírico Os Ridículos. Como jornalista profissional, foi redactor de A Bola e de O Jornal, chefe de redacção de O Século e do Diário de Notícias, director-adjunto do Record, director do Mundo Desportivo e do Tal & Qual, fundador e primeiro director do Sete.

Da imprensa escrita passou para a RTP onde criou, dirigiu e apresentou programas diversos. Nos domínios da ficção, escreveu para rádio, teatro, televisão e publicações várias. Em 1980 lançou o seu primeiro livro, A Crónica dos Bons Malandros, hoje com mais de trinta edições, também adaptado ao cinema e, desde então, tem publicado inúmeras obras, como, por exemplo, Histórias do Fim da Rua, Primeiro as Senhoras, Já Não se Escrevem Cartas de Amor ou mais recentemente Uma noite não são dias.

http://aeiou.visao.pt/mario-zambujal=f533875

Nestes dias (poucos!) que antecedem a visita de Mário Zambujal aproveita para conheceres a sua obra. Ficarás a conhecer uma linguagem verdadeiramente coloquial com um toque de humor e de sensibilidade tão sadios que nem vais dar conta da passagem do tempo. Embora ele próprio não se considere escritor “escritor não sou... vou sendo, de vez em quando” acredito que, com os seus livros, te vais sentir um pouco mais leitor.

Fica aqui a sugestão do seu último título Uma Noite Não São Dias publicado em Outubro último e que conta já com uma segunda edição.