Geronimo Stilton

Pedro Pereira, aluno do 6ºB fez uma entrevista a Elisabetta Dami, autora da conhecida colecção "Geronimo Stilton", trabalho apresentado na aula de Língua Portuguesa, uma das muitas actividades inseridas no Plano Nacional de Leitura.Muitos conhecem a colecção «Geronimo Stilton» da Editorial Presença, que conta as aventuras de um rato chamado Geronimo Stilton, director do jornal Diário dos Roedores. O suposto autor desta colecção é o próprio Geronimo, mas o nosso blogue encarregou o repórter, Pedro Pereira, do 6ºB, de descobrir o verdadeiro criador destas histórias que têm entusiasmado muitos jovens leitores.
Depois de uma difícil investigação, o nosso repórter descobriu o paradeiro da autora Elisabetta Dami, que lhe concedeu a seguinte entrevista.


ENTREVISTA FEITA A ELISABETTA DAMI

Pedro - Olá! Muito bom dia. Estou aqui para vos contar a entrevista que fiz com a autora dos livros de Jerónimo Stilton.

Pedro – Afinal quem é a Elisabetta Dami?

Elisabetta - Olá, muito boa tarde. O meu nome é Elisabbeta Dami, sou a autora dos livros de Gerónimo Stilton e quero-vos pedir um favor. Não contem nada disto a ninguém porque eu nem vos vou contar tudo sobre mim. São só algumas coisas, e eu só as vou contar porque a vossa escola é a melhor. Continuando, eu vivo em Milão, na Itália e nasci em 1952. O meu marido chama-se Lawrence Dami e tenho 3 filhos chamados Hadrien que tem 19 anos, Clément que tem 17 anos e Constança que tem 12 anos.

Pedro - Qual é a editora responsável pela publicação dos livros de Gerónimo Stilton?

Elisabetta - Cá em Portugal é a Editorial Presença, mas em Itália sou dona de uma parte da editora Piemme que recentemente foi adquirida pela empresa Mondari.

Pedro - Fale-nos um pouco da sua experiência com o livro.

Elisabetta - Eu tenho mais de 20 anos de experiência com o livro, vou regularmente à feira do livro de Bolonha e actualmente estou viajando para ter novas ideias para futuras aventuras de Gerónimo Stilton.

Pedro - Que livros já escreveu sobre as aventuras de Gerónimo Stilton?
Elisabetta – Pergunta difícil de responder porque são já muitos. Mas se bem me lembro estão publicados cerca de trinta. E ainda mais alguns que agora não me consigo lembrar.

Pedro - Quer-nos dizer alguma coisa de mais sobre si ou sobre o livro?

Elisabetta - Não, porque não quero que saibam muito mais coisas sobre mim. Reparem, por isso é que nos livros de Gerónimo Stilton aparece lá que o autor é o próprio Gerónimo Stilton.