Miep Gies(1909-2010) A guardiã do Diário de Anne Frank


Miep Gies, a última sobrevivente do grupo que ajudou a proteger Anne Frank e a sua família dos Nazis, morreu dia 12 de Janeiro, na Holanda, aos 100 anos.
Durante dois anos, entre 1942 e 1944, a jovem Anne Frank e a sua família viveram escondidas num anexo à loja do pai, Otto Frank, em Amesterdão. A família era ajudada por um grupo de amigos, entre os quais Miep Gies, que lhes fornecia comida e outros bens de primeira necessidade. Quando a polícia Nazi os encontrou, os oito clandestinos foram deportados e Anne Frank acabou por morrer com tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen.
Foi Miep Gies que guardou o diário que Anne Frank tinha escrito durante o período em que esteve escondida e que, em 1947, o devolveu a Otto Frank. O pai de Anne Frank foi o único do grupo do anexo que sobreviveu à guerra.
'O Diário de Anne Frank' tornou-se um dos livros mais vendidos em todo o mundo. Desde então, Miep Gies tem viajado por vários países para dar palestras sobre Anne Frank e sobre a sua experiência, decidida a preservar a memória daqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial.






A Disney vai produzir um novo filme, baseado no livro "O Diário de Anne Frank", depois de ter comprado os direitos do diário escrito pela menina judía alemã que relatou as suas experiências pessoais e da família durante a perseguição nazi. A adaptação cinematográfica mais conhecida da obra é de 1959 e ganhou três Óscares da Academia . O autor do guião e realizador será o vencedor do prémio Pulitzer, David Mamet, conhecido pelas obras de renome "Glengarry Glen Ross" - adaptado ao cinema com o nome "O Sucesso a qualquer preço" e oriundo de uma família de judeus, que viveu nos subúrbios de Chicago.
Além do livro, o filme terá grandes parecenças com a adaptação ao teatro da obra.