Astérix, o gaulês, completa este mês 50 anos!
Foi a 29 de Outubro de 1959 que
René Goscinny e Albert Uderzo deram a conhecer a aldeia de Astérix, nas páginas da revista francesa Pilote. Esta parceria durou até 1977, ano da morte do argumentista Goscinny(devido a erro médico).
O primeiro volume, intitulado “Astérix, o Gaulês” e que saiu em 1961, apresentava-nos um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tinha como grande amigo Obélix, uma personagem desajeitada e simpática, com uma força gigantesca, que adorava comer javalis. Os dois amigos habitam numa aldeia que resiste às investidas militares dos romanos, dirigidos por Júlio César, graças a uma secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix.Entre outras personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda Abraracourcix, o chefe da aldeia, o bardo Assurancetourix e o pequeno cão Ideiafix.
Para assinalar os 50 anos de Astérix, acontecerá a 22 de Outubro, em 19 países europeus, a publicação em simultâneo, do álbum “O Aniversário de Astérix e Obélix – O Livro de Ouro”, com uma tiragem total de 3,5 milhões de exemplares.
Uderzo, o desenhista revelou que o livro começa com a saída de Astérix e Obélix, “que se esqueceram que faziam anos e foram caçar javalis para a floresta”.
Amantes de BD, eis um livro a não perder!
Para dares uma olhadela clica aqui -> http://www.youtube.com/watch?v=SOl-E4dl7Rc