"Bons exemplos geram sempre novas atitudes"

O Jardim-de-infância de Vale do Porto, integrado no nosso Agrupamento, está de PARABÉNS!...

De Fevereiro a Junho, vinte e quatro crianças, entre os três e os seis anos, e a sua Educadora, Gabriela Frias, trabalharam afincadamente num projecto que aliava a educação ambiental à aquisição de competências matemáticas no dia-a-dia do Jardim-de-infância. Este projecto foi interessantíssimo porque conseguiu envolver as famílias: em casa de cada criança procedeu-se à separação dos lixos (embalagens de plástico/metalizados, papel/cartão, vidro, tampas de plástico, pilhas, rolhas de cortiça e óleo alimentar usado) que foram levados para o Jardim-de-infância para serem pesados, contados, medidos e posteriormente reutilizados e/ou reciclados.

Eis algumas fotos:

Mas não é tudo! Com este projecto concorreram a um concurso nacional - “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, em pareceria com o Ministério da Educação e com o Banco Espírito Santo. Como resultado, obtiveram uma menção honrosa no valor de 500 euros, que lhes foi entregue no passado dia 30 de Junho, em Santa Maria da Feira, no Encontro “Na Escola com Ciência”.
Parabéns aos "craques", à Educadora e também às famílias. É com imenso gosto que divulgamos aqui estas informações, pois são bem a prova de que, trabalhando com gosto e com o apoio das famílias, é possível ir muito longe!

E porque este é o blogue de uma Biblioteca Escolar, não poderíamos deixar de aconselhar, uma vez mais, a leitura de um livro de Margarida Fonseca Santos - O Boião Mágico - a que demos aqui destaque no dia 5 de Junho... Será que a Educadora Gabriela Frias o leu?... É que o tema é precisamente o mesmo - a cooperação entre a Escola e a Família em prol de um ambiente mais limpo e, portanto, mais saudável!... eis a razão do título deste "post"! Trata-se de uma frase retirada de O Boião Mágico.