O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A Implantação da República, como sabes, aconteceu no dia 5 de Outubro de 1910. Após essa transformação política, surgiu legislação, mais exactamente o decreto de 12 de Outubro de 1910, que estipulava os feriados nacionais e os locais (municipais). É esta a origem do feriado de 10 de Junho, mas apenas na capital - Lisboa - pois que, a nível nacional, só viria a ser decretado já no Estado Novo, por decisão de António Oliveira Salazar.

Mas porquê o dia 10 de Junho e não outro?...

A verdade é que há um forte e compreensível motivo para que assim seja: essa é a data em que terá ocorrido a morte de Luís Vaz de Camões, no ano de 1580. Luís de Camões foi o poeta que escreveu Os Lusíadas, a nossa epopeia nacional e símbolo da "portugalidade". Os Lusíadas constituem um marco literário e histórico e representam a nossa grandiosidade enquanto exploradores de novos mundos: refiro-me à Expansão Ultramarina, mais concretamente à viagem de Vasco da Gama. Para saberes mais sobre Luís de Camões, clica aqui.

Mais tarde, em 1978, durante a 3.ª República, sendo Presidente o General Ramalho Eanes, o 10 de Junho passou a ser o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (que se encontram espalhadas pelo mundo).
Todos os anos, este dia é comemorado numa cidade diferente. Este ano, o 10 de Junho será celebrado na nossa capital de distrito: Santarém! Para conheceres detalhadamente o programa das comemorações, visita a página web da Presidência da República Portuguesa