2 boas razões (e+1) para visitar a cidade de Tomar

O título deste meu "post" não tem nada a ver com o facto de eu ser tomarense e de viver em Tomar, embora adore a minha cidade!... Prende-se com duas propostas irrecusáveis, ou melhor, três...
Ah, e são sugestões para todas as idades! ;-)

1.ª - TOMARLEGO
Está a decorrer, numa co-organização da Câmara Municipal de Tomar e da Comunidade 0937, até dia 14 de Junho, a segunda edição da maior exposição de LEGO do país... dois milhões de peças, milhares de construções!
A grande novidade é que este ano existe também um espaço de actividades lúdicas que faz as delícias dos "viciados" em LEGO. A exposição conta com veículos de todos os géneros (carros, comboios, aviões, autocarros...), dioramas de temáticas históricas e fantásticas, uma grande cidade, máquinas funcionais e muito, muito, muito mais!
Há ainda um espaço comercial onde podem ser adquiridos conjuntos oficiais da exposição, roupa da marca LEGO e outros produtos. Durante este evento realizam-se concursos de construção e tu não podes perder pois os prémios são muiiiiito convidativos.




2.ª - HOMENAGEM A MANOEL DE OLIVEIRA
O mais idoso realizador de cinema do mundo é português, está no activo, chama-se Manoel de Oliveira e, até agora, já realizou 32 longas-metragens. Se bem te lembras, foi dado destaque ao dia do seu centenário... se não, podes ver aqui e avaliar por que é que Manoel de Oliveira é tão especial e tão surpreendente.
O cineasta "sem" anos será homenageado no Sábado (13 de Junho), em Tomar, no Cine-Teatro Paraíso, pelas 16h. Com ele estarão também o jornalista Sérgio Costa Andrade e a actriz Teresa Meneses, protagonista de Francisca, filme realizado em 1981 e que é uma adaptação do romance Fanny Owen, da escritora Agustina Bessa-Luís (este filme será projectado às 17h30, tem a duração de 2h45 e está classificado para maiores de 12 anos). Este evento tem entrada livre.... A NÃO PERDER!!!


3.ª - "The last but not the least"
A 19 de Janeiro de 1949, um grupo de jovens artistas – Alexandre O’Neill, António Dacosta, António Pedro, Fernando de Azevedo, João Moniz Pereira, José-Augusto França e Marcelino Vespeira – inauguraram no último andar do n.º 25 da Travessa da Trindade a primeira e única exposição do Grupo Surrealista de Lisboa. Um pequeno escândalo na sociedade lisboeta de então.

Fonte:http://tomaracidade.blogspot.com/2009/01/1-exposio-do-grupo-surrealista-de.html (acedido em 11/06/2009)

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal João de Castilho promove a exposição Surrealismo…Porquê?, que evoca precisamente os 60 anos da única Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa.
Está patente, na Casa dos Cubos, até dia 13 de Setembro.