Obrigada, querido João Aguiar!...

Ontem passámos uma tarde bem animada e em excelente companhia!... Nada mais nada menos do que o escritor João Aguiar!
Tivemos o privilégio de o ver interagir com os seus leitores: do 7.º ao 9.º ano, em três sessões que se destacaram pelo tom bem disposto e pela facilidade de comunicação e de "captar" a nossa atenção.
De facto, João Aguiar teve o condão de nos encantar com o modo simples e directo com que respondeu, prontamente, a todas as questões.
Ficámos a saber alguns dos seus dilectos escritores (Eça de Queirós e Luís de Camões - não se referiu aos contemporâneos por delicadeza e para "não ferir susceptibilidades"). Falou dos seus métodos de criação, da tipologia dos seus livros e do modo como encara a vida de escritor e a vida pessoal... até tivemos o privilégio de o ouvir ler o início do seu Navegador Solitário.
João Aguiar transmitiu aos jovens leitores algumas "coisas simples", mas que alguns parecem querer ignorar: a noção de que nada se consegue sem esforço; o valor da liberdade, da honestidade, da tolerância e da solidariedade; a importância da Escola como pilar da formação; a necessidade de sermos correctos e delicados e, claro, a importância de ler e de escrever como meios privilegiados de acesso ao conhecimento e de enriquecimento do eu.
No final, todos evidenciaram o prazer que sentiram em ter o João Aguiar na nossa "casa" e ainda puderam obter um autógrafo do escritor que, simpaticamente, atendeu todos os que o procuraram.
Muito obrigada, João Aguiar, pelas sábias palavras que nos dirigiu e que "souberam a pouco"! Até à próxima!