1 de Maio - Dia do Trabalhador

Amanhã é o dia 1 de Maio! Feriado Nacional em quase todo o mundo!... um dia histórico e digno de memória, sobretudo porque nem sempre foi assim.
Os direitos dos trabalhadores são aquisições "recentes" e resultaram de lutas sangrentas e de muitas mortes que jamais poderemos esquecer.
A história deste dia remonta ao século XIX, mais concretamente a 1886. Até aí os trabalhodores eram tratados de forma desumana, trabalhando entre 12 e 18 horas por dia (já há algum tempo que se pensava que o dia deveria estar dividido em 3 períodos de 8 horas: para dormir, para trabalhar e para fazer outras coisas). Nesse dia 1 de Maio, milhares de trabalhadores descontentes e revoltados manifestaram-se nas ruas de Chicago, reivindicando a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias, o que deu início uma greve geral nos EUA. Estas reivindicações prolongaram-se alguns dias e terminaram com a morte de muitos manifestantes e com dezenas de feridos (Revolta de Haymarket).
.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo as polícias impediam que este dia fosse assinalado. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical). Em Lisboa e no Porto há também festas organizadas pela central sindical UGT (União Geral das Trabalhadores).