Dia Mundial da Poesia


Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas.
Agustina Bessa-Luís




Instituído, em 1999, na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, o Dia Mundial da Poesia, assinalado no dia 21 de Março, coincide com o início da Primavera e de mais um ano solar (isto no hemisfério norte, porque no hemisfério Sul começa a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro). Em Portugal, e ainda nesta data, comemora-se o Dia da Árvore. Estas coincidências parecem ter associada uma feliz sugestão de renascimento e de renovação, em suma, de esperança renascida.

A comemoração do Dia Mundial da Poesia é o resultado de uma feliz constatação (eu prefiro chamar-lhe LUCIDEZ) que permitiu verificar que o ser humano não necessita apenas de satisfazer necessidades básicas como comer, dormir ou respirar. Para SER TOTAL e COMPLETO é fundamental satisfazer também necessidades estéticas. A música, a arte, a literatura são meios para atingir essa TOTALIDADE e é neste sentido que a poesia pode estimular e expressar o conhecimento.
No nosso país esta data será assinalada um pouco por todo o lado, com recitais, concertos, feiras do livro, exposições, debates…

Como este ano o dia 21 de Março coincide com o segundo dia do Tríduo Pascal, Sexta-feira Santa - em que se assinala a Paixão e morte de Jesus Cristo - comemorar-se-á o Dia Mundial da Poesia depois de amanhã, 22 de Março, no Centro Cultural de Belém (CCB).
As actividades terão início às 12h00 (até às 20h30) e decorrerão em todo o piso térreo do Centro de Reuniões. As mesmas incluem uma feira do livro de poesia, conferências, oficinas de desenho, pintura e colagem com base na exposição de Ana Hatherly, audição de DVD’s de poetas, uma exposição de poesia visual, ateliers de desenho e de pintura inspirados em poemas e dinamizados por poetas e artistas plásticos. Haverá também troca de livros de poesia, devendo os participantes fazer-se acompanhar de um livro (ou mais) que já tenham lido para o (os) poderem trocar. O Grande Dia terminará com um espectáculo no Grande Auditório.
As actividades são organizadas pelo Plano Nacional de Leitura, de que a DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) é parceira. A entrada é livre e todos estão convidados (convocados!)... Para mais informações, consulta o programa ou a página do Plano Nacional de Leitura.

Aqui ficam também algumas sugestões (recomendações!) de livros de poesia:










E para última sugestão reservei a novidade “mais fresquinha”. Trata-se de um livro de Alice Vieira, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, publicado na passada semana: O Meu Primeiro Álbum de Poesia.
Esta pequena grande antologia, editada pela Dom Quixote, é constituída por vinte e oito poemas sobre animais, pastores, fadas e muitos outros, e junta no mesmo volume, de forma bastante acessível às crianças (e não só!), poemas de grandes autores portugueses, do séc. XVI aos nossos dias, como Luís Vaz de Camões, Almeida Garrett, Antero de Quental, Fernando Pessoa, Miguel Torga, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário-Henrique Leiria, Ruy Belo, Luísa Ducla Soares, Matilde Rosa Araújo, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, José Jorge Letria, entre outros.
"O livro pretende desfazer a ideia de que os miúdos não gostam de poesia", referiu Alice Vieira, considerando que é "muito importante, mesmo para os que ainda não sabem ler, ouvirem o som das palavras".
"Na poesia podemos não entender tudo, podemos nem entender nada. Mas, sem sabermos como, ela fica em nós", escreveu no prefácio Alice Vieira.
Esta antologia inclui um espaço livre que desafia os leitores a escreverem palavras soltas, poemas, desenhos ou colagens.


A UNESCO na sua 30.ª Conferência refere que “A poesia restitui a magia das palavras e abre um espaço de reflexão e diálogo sobre o mundo actual”. Por essa razão e por todas as outras, não deixes de dedicar algum tempo do teu dia à leitura de poemas, aproveita as sugestões que te deixei aqui.


... E porque este blogue pretende ser abrangente e se destina a TODA a comunidade escolar, não resisto a deixar uma sugestão aos leitores experientes e/ou aos verdadeiros amantes de poesia: o programa Câmara Clara do dia 16 de Março (RTP2). Numa antevisão do Dia Mundial da Poesia, o tema foi precisamente... A POESIA! (e também o estatuto do poeta, do escritor, do tradutor, o... vinho e muito, muito mais...). Num serão bem agradável e muito interessante, João Barrento e Pedro Tamen estiveram à conversa com Paula Moura Pinheiro!...
Mesmo a terminar, só falta... um manancial de poesia!!!